terça-feira, 14 de Maio de 2024  14:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete com Atum

Esparguete com Atum

Coza o esparguete e escorra-o. Desfaça o atum em lascas. Numa tigela misture o sumo de limão, uma pitada de sal e ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

Concerto baseado em dispositivos sonoros de fabricação caseira

Concerto baseado em dispositivos sonoros de fabricação caseira


dia 18 de Março pelas 22h00/ ano 2010

Estúdio Performas, Aveiro


O concerto é pensado como una instalação, jogando com o espaço onde se desenvolve. De estilo compositivo, as peças a apresentar constituem uma busca de uma forma dentro da improvisação, ou uma composição instantânea. Os
riais oscilam entre o mínimo delicado e o máximo abrupto, inconstantes e aleatórios, onde as fontes dos próprios sons jogam um papel importante, seja pelo elemento acústico seja pelo lado objectual dos próprios instrumentos.

Biografia Artística de Pablo Rega:
Guitarrista e músico electrónico espanhol (n. A Coruña, 1971). Participou em projectos teatrais como músico /compositor e intérprete em companhias como La Danaus (León), Chevere (Santiago de Compostela) Sociedad Dr. Alonso (Barcelona) e Los Corderos sc. (Barcelona).
Centra a sua actividade na música improvisada e experimental, sendo membro do colectivo Música Libre de Madrid e da orquestra FOCO, participando em numerosos concertos junto a diferentes directores como Peter Kowald, Lê Quan Nihn, Günter Heinz, Walter Thompson, Butch Morris, Dave Tucker, Olivier Benoit, Michael Fisher, William Parker, entre outros. Trabalhou ainda o músico brasileiro Tom Zé (Asturias 2008) e com o colectivo IBA de Barcelona.
Com o grupo PARTO (Luis A. Rodriguez e Patxi Valera), realiza uma peça para balões e metrónomos (Cuenca 2001) no Laboratório de Electroacústica de Cuenca, nas jornadas de electroacústica dirigidas por Gabriel Brcnic.
Trabalha em diversos projectos junto a Iñaki Rios e Nilo Gallego (Trio Merendilla), com Nilo Gallego (Piensan los Pies), com Markus Breuss e Nilo Gallego (Dexidrina 32) e com Markus Breuss, Nilo Gallego e Fernando Oyaguez (yavestruzcomoandamios).

Obra:
“Megafonos” com Nilo Gallego. Acção sonora com megafones e sirenes. Festival Observatori (Valência 2001).
“Andamio-aspirador” com Nilo Gallego. Concerto com aspiradores modificados para o Festival de Arte de Rua de Arganda (Madrid 2003).
“8 altavoces”. Instalação / concerto com Nilo Gallego (Nau Côclea, Festival 13, Girona 2003).
“Yavestruzcomoandamios” com Markus Breuss, Nilo Gallego e Fernando Oyaguez, Projecto de música experimental e construção de instrumentos a partir de ferro-velho. Vário festivais de rua (Madrid, León, Arganda, 2004).
“Deriva”. Peças electroacústicas para auriculares. (MINUSCULO Festival, Barcelona 2004).
“Shakespeare Meeting Point”. Direcção de um sexteto para uma banda sonora em directo no Festival Shakespeare 2005 (Barcelona).
“Dinamo”. Instalação sonora no Rio Paiva com o escultor Oscar de Paz. Seleccionada pela Binaural para o Simpósio “Nodar Pushing the Medium #2? em Nodar (Portugal, 2006).
“Hardware Hacking”. Exposição de instrumentos electrónicos construídos (Galeria Almazen, Barcelona 2007).

Colaborou como sonoplasta nos documentários do realizador Chus Dominguez “Chamamento”(Portugal) e “O Tempo dos Bullós” (Galiza) e em diversas bandas sonoras e desenho sonoro com o realizador Enrique Otero.
Participa no festival “Minin” 2005 (Barcelona) e Hurta Cordel 2006, 2007 e 2008 (Madrid). Coordena o Festival Minúsculo para o Experimentaclub 2005 e 2006 (Madrid) e participou em diversas edições do Festival Minúsculo em Barcelona. Participa no “Festivalet” de música improvisada (Barcelona 2007) com uma direcção para sexteto.
Actualmente vive em Barcelona e trabalha em diferentes projectos de música improvisada como “MUT” (quinteto de noise extremo), “NEUMATICA” (electroacústica) com Alfredo Costa Monteiro (com o qual editou em 2006 “ALud” na Creative Sources e “Limiar” na net label Desetxo), “CAJA SORDA” (mini concertos para auriculares), “Z1C0? (trio de free-noise) junto a Tom Chant e LAR Lejido, “PROTOM” com Patxi Valera e Pablo Sax.
Colaborou ainda com o guitarrista e músico electrónico Catalão Ferran Fages e com numerosos músicos nacionais e internacionais.
Dirige a orquestra de improvisação O.M.E.G.A. formada por 20 músicos galegos, com sede en Santiago de Compostela e a formação BIB (Banda de Improvisadores de Barcelona), formada por 14 músicos. Dirige e compõe para o quarteto de cordas de O.M.E.G.A., realizando peças para quarteto e quadrofonia.
Trabalha na construção de instrumentos acústicos e electrónicos e nos seus projectos pessoais de electroacústica, centrados na construção de dispositivos electrónicos sonoros, peças para electrónica e programação, realizando diversos laboratórios nestas áreas.


Organização: Binaural

Mais informações:
www.performas.org
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®